+55 (61) 3554-5109      abep@abep-tic.org.br
24/05/2019 - 17:06h 670

Transformação Digital nos Estados

ABEP e CONSAD criam novo grupo de trabalho buscando mais articulação com o Governo Federal
Transformação Digital nos Estados

Nos dias 30 e 31 de maio, diretores e técnicos das empresas Estaduais de TIC, por meio da ABEP – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC, e do CONSAD – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração estarão em Brasília para o lançamento do Grupo de Trabalho Transformação Digital nos Governos Estaduais.
 
A ação conjunta tem como metas uma articulação com o Governo Federal, organizações internacionais e parceiros de TIC para que seja criada uma agenda subnacional de governo digital. Desta forma, as estratégias do Grupo de Trabalho serão disseminadas entre os Estados, para que cada um aplique a transformação digital de acordo com a realidade e os desafios regionais.
 
Segundo Lutiano Silva, presidente da ABEP, essa parceria é uma oportunidade de se construir conhecimento sobre transformação digital em Governo e, assim, serem criados meios para que as boas práticas criadas entre os Estados façam sentido em escala subnacional.

O presidente do CONSAD e atual secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, avalia como positiva a parceria e ressalta a importância da agenda para as federações brasileiras. 

“Essa é, sem dúvidas, uma agenda prioritária. Precisamos deixar um legado importante para que a administração pública brasileira esteja, cada vez mais, engajada neste aspecto. O CONSAD tem buscado parcerias importantes, e a criação desse grupo de trabalho será fundamental para alcançarmos bons resultados”, explica. 
 
Estes são alguns pontos em que o novo Grupo de Trabalho passa a atuar:
 

  • Identificar e viabilizar meios de financiamento para fomentar a transformação digital nos Estados;
  • Viabilizar ações coletivas entre Estados, como compartilhamento de aplicações, portal de algoritmos abertos, federação de dados e discussões sobre aspectos legais;
  • Fortalecer a Rede.Gov.Br com mais protagonismo nos Estados.