SECOP: CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O evento era chamado de Seminário de Coordenação em Processamento de Dados e foi realizado pela primeira vez na cidade de Fortaleza (CE), em 1973. Inicialmente, o objetivo foi criar um fórum de debates sobre ações dos órgãos prestadores de serviços de processamento de dados de governos estaduais e de municípios de regiões metropolitanas.

A partir de 1986, o Secop assumiu o título de Seminário Nacional e agregou a participação dos órgãos federais. Com isso, passou a ser o principal fórum brasileiro para discussão dos modelos de informatização do setor público e do papel da tecnologia da informação no aperfeiçoamento da gestão pública e do atendimento ao cidadão.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) passou a organizar o evento em 1992, o que possibilitou a sua realização a cada ano em um diferente estado do País.

A atividade passou a se chamar Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), a partir de 2006. O público alvo abrange dirigentes, autoridades das diferentes esferas de governo e dos diferentes poderes, servidores públicos e demais segmentos da sociedade relacionados com a informática pública.

Prêmio e-Gov

Na abertura do SECOP também acontece a entrega do Prêmio e-Gov. A premiação reconhece os melhores trabalhos, projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública. A ação busca divulgar ideias que, com o uso da tecnologia da informação, visem modernizar a gestão pública em benefício da população.

Edições realizadas:

Fortaleza/CE

1973

Araxá/MG

1974

Salvador/BA

1975

Foz do Iguaçú/PR

1976

Guarapari/ES

1977

Recife/PE

1978

Gramado/RS

1979

Manaus/AM

1980

São Paulo/SP

1981

10º

João Pessoa/PB

1982

11º

Belém/PA

1983

SERVIÇO PÚBLICO DE INFORMÁTICA VOLTADO PARA O BENEFÍCIO SOCIAL

12º

Florianópolis/SC

1984

13º

São Luiz/MA

1985

14º

Campinas/SP

1986

15º

Brasília/DF

1987

16º

Natal/RN

1988

17º

Porto Alegre/RS

1989

18º

Belo Horizonte/MG

1990

SERVIÇOS PÚBLICOS E DEMOCRACIA ANOS 90!

19º

Recife/PE

1991

20º

Curitiba/PR

1992

A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA SUPERAÇÃO DA CRISE

21º

Campo Grande/MS

1993

A INFORMÁTICA A SERVIÇO DO CIDADÃO

22º

Aracajú/SE

1994

A INFORMÁTICA NA GESTÃO DO GOVERNO

23º

Gramado/RS

1995

A REFORMA DO ESTADO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

24º

Florianópolis/SC

1996

A INFORMAÇÃO AO ALCANCE DO CIDADÃO

25º

Salvador/BA

1997

A INFORMÁTICA PÚBLICA ALÉM DO ANO 2000

26º

Rio de Janeiro/RJ

1998

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O ESTADO MODERNO

27º

João Pessoa/PB   

1999

GOVERNO ELETRÔNICO: MAIS QUE UMA TENDÊNCIA, UMA REALIDADE

28º

Recife/PE 

2000

GOVERNO DIGITAL INTEGRADO NA NOVA ECONOMIA
29º

Natal/RN

2001

SOCIALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: DESAFIO DO NOVO MILÊNIO

30º

Belo Horizonte/MG

2002

GOVERNO ELETRÔNICO A SERVIÇO DO CIDADÃO: AVANÇOS E DESAFIOS

31º

Cuiabá/MT

2003

TECNOLOGIA  AO  ALCANCE  DE  TODOS
32º Florianópolis/SC

2004

DESENVOLVIMENTO COOPERADO O CAMINHO DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO
33º Pernambuco/PE

2005

GOVERNANÇA DE TIC: A TECNOLOGIA ALIADA ÀS ESTRATÉGIAS DE GOVERNO
34º Porto Alegre/RS

2006

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PROTAGONISTA  DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E DA INCLUSÃO SOCIAL
35º Belo Horizonte/MG

2007

INOVAÇÃO EM TI PARA EXCELÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA
36º Palmas/TO

2008

A TIC COMO INSTRUMENTO PARA TRANSPARÊNCIA NOS GOVERNOS
37º Salvador/BA

2009

GOVERNO ELETRÔNICO: PERSPECTIVAS DE NOVOS SERVIÇOS
38º Fortaleza/CE

2010

REDES SOCIAIS: CONECTIVIDADE E MOBILIDADE DO GOVERNO COM O CIDADÃO
39º Porto de Galinhas / PE

2011

TIC E GOVERNANÇA: SOLUÇÕES INOVADORAS PARA GOVERNO
40º Gramado / RS

2012

DADOS ABERTOS: UMA (R)EVOLUÇÃO DO E-GOV
41º Vitória/ES

2013

GOVERNO SEM PAPEL
42º Foz do Iguaçu/PR

2014

TIC na Gestão Estratégica de Governo
43º Salvador/BA (7 a 9 de outubro)

2015

Governo Inteligente: Colaboração e Soluções Inovadoras em TIC

Mais informações:

ABEP
www.abep-tic.org.br
(11) 2845-6103

BASIC
www.basic.inf.br
basic@basic.inf.br
(11) 2309-0122