Conteúdos Abep

O Metódo

Método é uma palavra que vem do grego e significa caminho. Se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. Em geral, o método é composto por um conjunto de passos que, sendo executados, alcançam um objetivo. Estes passos são atividades que contém práticas definidas. 
 
Olhando lá na nossa Introdução, vimos que este GUIA foi desenvolvido para apresentar conjuntos de práticas que ajudam na construção, organização e apresentação de informações em Linguagem Simples. Mas não basta colocarmos aqui uma lista destas práticas. É importante explicar como e quando cada uma delas deve ser utilizada. 
 
Assim, apresentamos aqui o Método Simplifixa (www.simplifixa.com.br). Este método estrutura o trabalho a ser realizado para melhoria ou criação de informações em Linguagem Simples. Ele é fortemente baseado nas práticas indicadas no Federal Plain Language Guideline mas também complementado com práticas de outras áreas que serão descritas ao longo do GUIA conforme necessário. 

O Método utilizado é composto por quatro fases, como podemos ver na figura a seguir: 

Aqui estamos querendo conhecer:

  • Os objetivos, regras e processos da organização, para saber como ela funciona e qual sua intenção em ter uma comunicação mais simples.
  • Quais os artefatos (processos de negócio, sistemas, documentos internos, sites, comunicação interna etc) serão tratados nesta iniciativa.
  • Padrões de comunicação existentes nesta organização.
  • Este tema não está diretamente relacionado com as Práticas do Federal Plain Language Guideline, mas é de extrema importância conhecer o contexto e as premissas do trabalho que você vai realizar antes de começar.

Aqui estamos querendo entender em detalhes o público, para definir a melhor forma de apresentar a informação. Você precisa saber com quem está falando para se comunicar efetivamente com essas pessoas. Nesse ponto vamos tratar a prática de “Pensar no seu Público” definida no Federal Plain Language Guideline.

Aqui, quando falarmos de Linguagem Simples para escrita de textos, vamos organizar a maioria das práticas presentes no Federal Plain Language Guideline. Desde práticas para organização até as práticas sobre sentenças, frases e palavras. Serão também inseridas outras práticas coletadas na literatura para organização e estruturação dos outros tipos de conteúdos que falamos anteriormente. Vamos trabalhar ainda atividades diferentes para criação de conteúdos ou melhoria de conteúdos já existentes. 

Aqui vamos tratar das avaliações. Neste ponto sugerimos métodos de observação, investigação e inspeção que podem ser usados para verificar se o produto gerado, após a aplicação de todas as práticas citadas anteriormente, teve o resultado desejado. Esta parte do método é apoiada no Federal Plain Language Guideline, mas inclui métodos de avaliação de literaturas diversas. 

Clique e acompanhe como é realizada cada uma das práticas sugeridas: